.

31.10.13

O prazer da leitura ou deixa lá que é por uma boa causa.

 A Rosarinho já sabe ler. Após 2 meses de aulas já se safa muito bem. E não, ela não foi daquelas crianças "prodígio" que aos 3 já sabia o alfabeto na ponta da língua, e não, ela não aprendeu a ler aos 4 e não, ela aos 5 não lia Camões. 


A Rosarinho é uma menina normal, cheia de saúde e já sabe ler, e isso é o que se quer aos 6 anos. Isso, e que eu tenha também muita saúde e que a saiba motivar no caminho do sucesso escolar. 


Por vezes tem que se engolir uns sapos:


- Ó mae vou-te ler isto... ouve bem... "O ma... no ma... i... mai... mais no... nooooo... vooooo... no vo ah novo não"... viste mãe viste como eu li bem o não? " não gsss... teee... gos... tee... gostou de brreee... iiii... nnnn... caaarrrrr... brincar!"


- Sim, boa muito bem! Porque é que paraste?


- "... não gostou..." POSsaAAAs! Não gostou porquê?


E é precisamente aqui que o mundo se divide em dois.


Ou ralho com a miúda porque disse "Possas" ou incentivo-a a continuar. 


- Boa Rosarinho! Vá continua, para perceberes porquê! Mas ouve, não se diz " possas" está bem? (Uma mãe trabalha 24 sobre 24, mas lá deixei passar este "Possssssas"!)


É isto gente, apesar das palavras ainda em uso precisarem de uma afinadela, eu não posso castrar a indignação, a curiosidade perante um texto, porque é precisamente aqui que se cria uma futura amante da leitura e da palavra escrita. 


E se a criança sai à mãe na língua afiada não vai falhar no gosto pela leitura. Ha lá coisa melhor que um bom livro? 


"Possas" ainda ontem nasceu e agora já lê? Ai, pá!


(como é que se escreve "possas", "pôças" ou "pôssas"? pois não sei...)

4 comentários:

  1. Eu por acaso aprendi a ler aos 4, mas foi mesmo por acaso :) pena tenho de agora andar tão preguiçosa para ler livros... possas!
    (acho que se escreve assim)

    ResponderEliminar
  2. ahhhhhhhhh o meu filhote entrou agora para a escola e também anda todo motivado a ler e também vou engolindo uns sapos (e muitas vezes controlando o riso)......... é adorável!

    ResponderEliminar
  3. O meu filho tb me brindou esta semana com a leitura do seu 1º texto, é uma delicia e um orgulho imenso ouvi-lo a lêr com todos os soluços á mistura, adorei!!

    ResponderEliminar