.

23.3.13

9 anos

Hoje faz 9 anos que deixei de fumar.
Decidi fazê-lo muito tempo antes de o conseguir fazer de facto.
Ouvi uma frase de uma amiga que me deu todo o alento.
"Se o Mário conseguiu toda a gente consegue!" referindo-se ao marido que fumou 3 maços por dia e conseguiu deixar de fumar.
Eram 22h, mais coisa menos coisa, quando fumei o meu último cigarro. À janela do meu quarto de solteira.
No dia a seguir peguei em todos os casacos e levei-os à lavandaria. Lavei toda a minha roupa com o detergente e o amaciador mais jeirosos que encontrei.
Mastiguei chicletes de morango (ainda existem?) durante algumas semanas.
Sofri, mas estava determinada.
De cada vez que me apetecia fumar um cigarro (isto é parvo, mas para mim foi absolutamente eficaz!) cheirava as golas e as mangas dos meus casacos ou das minhas camisolas e deliciava-me com o cheirinho a perfume.
Há lá coisa pior que o cheiro  a cigarro, nas mangas, nas golas, nos dedos? E em dias de chuva com a humidade do ar? Asqueroso e pestilento. E foi não querer cheirar assim o que mais me ajudou! Incrível!
Hoje passados 9 anos, posso dizer que consegui!
Tenho muito respeito por esta minha decisão, e ainda hoje me considero fumadora. Porquê? Porque acho que continuo a ser viciada. Quase que aposto que se fumasse um cigarro agora, rapidamente me iria apetecer outro e outro e poderia deitar tudo a perder.
Escolhi não fumar. E tenho respeitado isto todos os dias.
Ao inicio foi um sacrifício, chegava a sonhar com cigarros, sentia a privação da nicotina nas pontas dos dedos (será possível?).
Muito raramente, sonho que fumo. Arrependo-me tanto. Penso sempre: "Estraguei tudo!" Quando acordo é um alivio tão grande!
E nem vou estar para aqui debitar as vantagens para a saúde.Todos sabemos que faz mal!
Por isso, minha gente fumadora, pensem lá bem nessa vossa saúde! E se o Mário e a Julieta conseguiram, todos conseguem!
Bom fim de semana!

5 comentários:

  1. Eu nunca fumei.
    Ou melhor fumei para experimentar e achei horrível, outra coisa não seria de esperar para uma adolescente com bronquite asmática.
    Já deixei de ir a jantares em restaurantes para fumadores porque me custa horrores e no dia seguinte acordo a sentir-me doente, com a pele macilente, rouca e com conjuntivite!
    Juro que não é exagero!

    ResponderEliminar
  2. Acredito, porque hoje em dia se eu estiver num ambiente de fumo, como um restaurante, chego a ficar afónica ;)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns e continua que vais no bom caminho :)

    ResponderEliminar
  4. Fogo Julieta, revi-me totalmente na tua história!
    Teria feito agora 10 anos que suspostamente deixei de fumar. Não consegui porque fui fraca num dos piores momentos da minha vida e voltei a fumar 2 anos depois.
    Agora ando sempre a arranjar desculpas e desculpinhas...deixo uns dias, volto outros e todos os dias penso que é o último. De facto o poder da mente é extraordinário. Estou a mentalizar-me para outra data para deixar de vez.

    ResponderEliminar
  5. Ana quando for vai ser de vez, sem stress, senão é pior!

    ResponderEliminar