.

28.9.12

Parabéns a você! A você! A você e a você!

Festas de aniversário!

Temática de relevância extrema quando se tem pequenas crianças.
Fins-de-semana inteiros dedicados a “parabéns a você” e gelatina quente, batatas fritas e mãos e bocas lambuzadas de chocolate.

Visitas intermináveis a lojas na procura de presentes para pequenos petizes, que tendo tudo, dão 2 segundos de atenção aos presentinhos ofertados. Deus que me perdoe, mas há putos a quem eu de bom grado ofertava uma caixa vazia, pois tenho a certeza que nem reparavam! Ou uma sessão de beliscões da qual eu própria faria questão de ser anfitriã, tal é o desprezo com que abrem os presentes e os atiram para “o monte”!  
   
Nas festas de aniversário de miúdos pequenos há uma outra atracção, inegavelmente mais fascinante para mim que gosto de estudar comportamentos humanos, comigo sempre incluída nesse estudo.

Paizinhos e mãezinhas!

Então se de filhos únicos, melhor! Adoro!

Normalmente são pais de uma estrela cadente que veio a este mundo para encadear o resto dos mortais. Estas criancinhas são só virtudes.
E é vê-los embevecidos a destilar veneno sobre os outros pais:

- Ah o seu ainda usa fralda? Pois o meu não, foi logo fantástico e… mimimimi!

- A educadora diz sempre: ai o seu menino está tão esperto fala tanto e … mimimimi! Vai ver, não tarda o seu dirá qualquer coisa!

- O meu já come sozinho, para aí desde o berçário e … mimimimi!

- Tem uma personalidade muito forte esta minha filha, sai a mim, e… mimimimi!

Normalmente estes pais contam as magnificas proezas de seus rebentos evocando sempre a perfeição e fazendo notar que até já repararam que as crianças dos seus interlocutores estão um pouquinho mais atrasadas (não estão) mas não faz mal lá chegarão e quando se tenta dizer qualquer coisa sobre a nossa criança e enaltece-la estes pais nunca ouvem continuam sempre naquele delírio de criadores do umbigo do mundo estão-se nas tintas para o que dizemos só querem ser ouvidos ;) são os pais do tipo "eu é que sei tudo, eu é que devia educar o mundo, eu faço assim assim e assim... " Treinadores de bancada!

Quando voltamos a olhar para os petizes destas pessoas, que entretanto reviraram os olhinhos para cima no seu delírio e orgulho parental deparamo-nos com as estrelas cadentes:
Todas molhadas, porque por essa altura já se encontram a chapinhar em gelatina, todos lambuzados de mousse, a guinchar palavras impercetíveis na sua ira, por estarem a ser agarrados por outros felizes petizes ou por serem apenas incapazes de entender conceitos básicos como a partilha! E é ver os felizes paizinhos e mãezinhas “estatelarem-se” ao comprido balbuciando que não compreendem estas atitudes talvez seja da confusão e mimimimi!

Megafone: Caros os vossos filhos (e ainda bem, digo eu!) são apenas crianças! Têm comportamentos que os tornam semelhantes aos seus pares e não são o supra sumo da criação!

Eu não serei melhor, o que me safa, normalmente, é estar a implorar às minhas crianças que se portem bem, que tenham modos, que não gritem desalmadas, eu sou a “mãe radar” nas festas. Tenho desculpa, assim ninguém terá que conhecer o meu lado “mãe possessa” caso tenha que ralhar!

E estou assim entre fins-de-semana de festas de aniversário de criancinhas, muitas festinhas, muita gelatina quente e chocolate derretido, uma delícia!

Claro que estou à beira de um ataque de nervos, mas isso estou sempre!

Amanhã é a festinha da Rosarinho! Está que não pode e eu vou ficar que nem posso! Ainda tenho que desencantar um bolo de chocolate com smarties, dispostos de acordo com o projecto que desenhou e me entregou (será que a miúda tem qualquer coisa de arquitecta? Espero que não que já cá basta uma em casa sem trabalho! Engenharia é que está a dar, e a Noruega é um pais bem bonito!)), uma arca do tesouro, e rezar para que a animadora que vai amanhã não frequente a mesma consulta da outra abécula de terça-feira… Ai!

Estou assim!
Bom fim de semana!

(Ai será que vai chover?)

1 comentário:

  1. eu tb fico enjoada com estas maezinhas de estrelas cadentes ...e como tenho 3 e passo a vida a dar uma de general...devo parecer uma mãe horrivel que não teça elogios ás criancinhas...

    ResponderEliminar