.

19.6.13

Imposto Único de Circulação, caralhete e fódix.

Eu só queria pagar o IUC de meu pequeno, fiel e velhinho automóvel.

Eu não tenho anos e anos de dívidas às finanças. Tenho é uma cabeça, que apesar de grande, onde só encaixam chapéus 59/60, cabem apenas 3 ou 4 lembretes em dias bons. Portanto aquilo que devia ter sido pago em Março, só foi pago ontem.

E? E, que esta pessoa distraída teve o azar de escolher fazer o pagamento via net, digitar o valor e enganar-se… em vez de 35,36€, digitou 35,06€. E é então que toda uma odisseia tem início.

10h16min: Senha E91, e ainda vai na senha E22…10h17min: decisão acertada de regressar à loja, ir trabalhando e de vez em quando ir até às Finanças, mesmo aqui pertinho, ver em que senha vai… 10h30min: Senha E23…11h00min: Senha E24…11h15min:Senha E74…11h30min: Senha E71 (!?) inexplicável…11h45min: Senha E72… Às 12h20min ainda estava na senha E77…

Numa das idas, falo com um funcionário:

- Posso fazer-lhe uma pergunta?
- Já fez!

Querem que vos diga para onde pensei mandá-lo? É melhor não, gente, é melhor não, vai que me sai um fodahífense ou uma caralhadita e isso é má educação e sou eu e a santinha da ladeira, eu e a santinha, umas puras!

O funcionário das piadolas, que se veio a revelar eficiente na ajuda que me prestou (eu é que já tenho uma aversão natural a espécimes de repartições públicas!) reencaminha-me para a funcionária da tesouraria. Só de olhar para ela, MEDO! (Nada que uma piscadela de olho do meu amigo funcionário não resolva). Um pescoço com uma cabeça mal-humorada, por detrás de um balcão, grunhe que se quero pagar os 0,30€ em falta, trintacêntimos, tenho que trazer as guias e os comprovativos do primeiro pagamento e rebéubéu pardais ao ninho!

Então que estou assim: Fui fazer impressões de guias e comprovativos, 0,45€, mas a Sra. das cópias perdoou-me 0,15€ porque todas as moedas que eu tinha perfaziam os 0,30€ em divida nas finanças! Fiquei sem moedas.

Numa das idas e vindas em verificação de senhas reparo num papelinho colado na parede ao lado do aparelhómetro das senhas que diz: “Que os pagamentos de IUC (Imposto Único de Circulação) estão de momento cancelados porque o sistema está em baixo…”

Caralhete e fódix são asneiras? Pois que as gritei bem fundo que sou eu e a santinha da ladeira, umas puras!

Esbaforida lá cheguei ao pé do balcão de pagamentos, onde afinal sempre era possível pagar por obra do espirito santo dos sistemas e procedi ao pagamento dos meus 0,30€. Estiquei uma notinha de 10€ e em resposta um guincho: “Aiiiiiiiiiiiii eu não tenho troco, pague lá com o multibanco, se faz favor!”

- Depois vai receber a carta com a coima de 25€…
- Hã?

Pois gente, paguei fora do prazo, portanto aos 35,06€ de IUC somo 0,30€ de juros de mora (incrivelmente o valor que ontem digitei mal… só não me sai o euro milhões e a cara da funcionária a olhar-me de soslaio: “Estavas a ver se te safavas dos juros? Esperta!) e agora aguardo que me enviem a carta com o aviso de pagamento de coima no valor de 25€!

- E não posso pagar já?
- Não, tem que esperar pela cartinha dos serviços centrais!

Está muito bem! E assim fico a saber as notícias in loco. Muita gente não pagou, houve pessoas que venderam carros dos quais nunca foi alterado o nome dos proprietários e que agora se confrontam com contas diabólicas de IUC nunca pago, carros já abatidos cujos proprietários não pagaram IUC e agora “temos pena, pá! Vais pagar na mesma, exista carro ou não…”, todo um conjunto de cenas mirabolantes com facturas astronómicas para pagar. Credo!

Portanto é isto. Só é pena é que “eles” sejam tão ligeiros a cobrar. Incrivelmente são o BipBip da cobrança tributária mas a Lebre de pagamentos em falta aos cidadãos!  


Boa semana, minha gente e vejam lá se essas contas estão em dia, porque eles andam aí! Por falar neles, caralhete e fódix são asneiras?

Sem comentários:

Enviar um comentário