.

4.12.13

Segunda-feira

Antes… antes do enrolanço com o marido, antes de a minha barriga crescer, antes de ter saído de lá a primeira criança, antes de me ter enrolado de novo com o marido, antes de a minha barriga ter crescido pela segunda vez, antes de me ter saído outra criança de dentro… Antes, quando eu ainda não tinha dado o salto para o lado de cá da barricada (NÃO FINJAMOS CAROS E CARAS, ISTO É UMA BATALHA! E todas temos uma padeira cá dentro, de pá na mão pronta a arregaçar as mangas e levar estes miúdos e miúdas a eito até à idade adulta! Sem baixas nem consultas vitalícias na psiquiatria!) eu não gostava de segundas-feiras!

Sobretudo, estas segundas-feiras geladas!

Agora, depois do antes, as segundas-feiras são uma bênção do Universo, do Buda ao Jesus, de Alá às Deusas do Olimpo, das energias ing e iang e fung e fing [para mim soa tudo ao mesmo, basta estar ranhosa para conseguir pronunciar todos esses nomes da paz, fung (de funga!) ing (de espirro entalado!]. Portanto obrigada aos altivos e omnipresentes deste e do outro mundo!

O fim-de-semana é qualquer coisa de explosivo. Quanto pode um cérebro de mãe aguentar sem explodir ou fritar, TSSSSSSSSSSSSSSSsssssssSSSSSSSssss CABRruuuuUUUUM?

 Parte 1 - Touca de natação desaparecida em combate desde sábado passado ou fato de banho em parte desconhecida a 10 minutos do início da bendita aula de natação!

Parte 2 – Começa a caminhada, QUE DURA TODO O Fim-de-semana! T.O.D.O! A caminhada por cima de brasas, vulgo, brinquedos espalhados. CADA PASSO, CADA BERRO! “Apanheeeeem já, JÁ IMEDIATAMENTE, estes brinquedos do chão!”

Parte 3 – A frase de cima vai ser berrada e coreografada com muito esbracejar paternal e maternal ao loooooooongo de T.O.D.O o fim-de-semana!

Parte 4 – Vai fazer os trabalhos de casa!

Parte 5 – Toda a família mobilizada para o sucesso dos trabalhos de casa, o que inclui afastar a irmã mais nova, criando um perímetro de segurança à volta da estudante e dos cadernos tão apetecíveis para irmãs de 3 anos!

Parte 6 – Pensar em sair de casa! Pensar em entrar no carro! Pensar onde ir! (Onde vamos? Não sei! Nunca sabes! Sou sempre eu que dou ideias! Não és nada! Vamos onde? Diz tu! Não diz tu! Opá sei lá, onde quiseres! E se fossemos ali? Outra vez? Então não sei! Já dei uma sugestão! Se não queres então diz tu! Não digo nada! Quero lá saber! Daqui a bocado não vamos é a lado nenhum! Então não vamos! É sempre a mesma coisa!)

Parte 7 – Começamos a sonhar com a segunda-feira!

Parte 8 – Entrar numa loja, cada criança para seu lado! (Vem cá! Onde é que elas ESTÃO? 
Rosarinhoooooo! MercêEEEEEEEEEeeeeeeS! ONDE É QUE ELAS ESTãooooooOOOOO?) tentar justificar o injustificável quando as pessoas da loja e os outros clientes nos veem tirar uma criança das prateleiras, como já aconteceu no AKI ou desencaracolar uma criança da alça de uma mala, esperneante e a fazer “A BIRRA”, por causa de um gancho cor-de-rosa perante o olhar incrédulo da funcionária como aconteceu este sábado no chiado. UM MIMO! AMOROSAS!

Parte 9 – Desejar ardentemente a segunda-feira quando damos por nós a mediar a “terceira grande guerra” com direito a puxões de cabelo e empurrões!

Parte 10 – Já só vislumbramos, nos vislumbramos à porta do colégio, a entregar doces crianças nas mãos dessa gente, PROPRIETÁRIAS LEGITIMAS DO CÉU, À CONTA DA PROFISSÃO QUE ESCOLHERAM! PROFESSORAS E AUXILIARES aleluia, aleluia, glória a vós minhas senhoras!

Parte 11 – Ó mãeeee! Ó mãe! Mãaaaiiiiiiiié! Mãe! Mãaaaaaaaaae! Mamamamamamaãeeee!

Parte 12 – Ó paaaaaaaaaaaaaaaaai! Paaaaaaié! Pai! Papapapapapapapaiiiiiiié!

Parte 13 – Não é JUSTO! Ó Mãe olha ela!

Parte 14 – Onde é que elas estão? ONDE é que se enfiaram, olha aí, toma conta, não tires os olhos de cima delas, isto está cheio de gente, vê lá! Vê lá bem!

Parte 15 – Que horas são? 14:25…

Parte 16 - AINDA?

Parte 17 - E hoje AINDA É SABADO!

Parte 18 – Normalmente às 17:00 de sábado o nosso cérebro estruge, e ainda falta domingo… Tsssssssssssssssss!

Antes eu não gostava de segundas-feiras, agora as segundas-feiras são dias leves, dias de sossego, PEACE and LOVE, fing iang e iung fing, perninhas à chinês e saborear a raspa da massa do pão-de-ló, nutella e nuvens, nuvens percorridas com meias de lã!

Pelo menos entre as 09 e as 19.

E depois chega a terça-feira e esquecemos tudo e damos por nós a desejar o fim-de-semana… e sabemos que o salto está dado, não à volta a dar! É agarrar na pá e arregaçar as mangas e partir para a batalha!
Que isto de levar crianças a bom porto é lixado pá! Muito bom, de facto, que não há melhor que pequenas pessoas, coisas mai fofas de suas mãeeeeeiés e paiiiiiiiiis, que só nos fazem querer um mundo melhor, cheio de segundas-feiras, fresquinhas e tão leves! Benza-as Deus!

Boa semana gente!




3 comentários:

  1. o pá adorooooo a forma como escreves o que eu sinto -mas sabes no meu caso só tenho o domingo de tarde-e tem domingo que quando os meto na cama vou-me arrastando mas de sorriso grande nos lábios-enfim silêncio

    ResponderEliminar
  2. Eu também já desejei assim as 2ªs feiras. Agora já não. As miúdas estão mais calmas, confesso que eu também, e isso faz muita diferença. Quando nos irritamos acabamos por lhes transmitir toda a nossa irritação o que só ajuda a piorar a situação.
    Para nós foi importante conseguir ter um tempo único e exclusivo para cada uma delas ( 5 e 13 anos) e com pacência à mistura conseguimos ter fins-de-semana bem tranquilos em família e vontade que não cheguem ao fim.
    Boa sorte e espero que consigas dar a volta a isso.

    ResponderEliminar